História do DAAG

 

O Diretório Acadêmico de Administração e Gerência – DAAG – surgiu juntamente com a primeira turma da ESAG, em 1966. Na época, o país vivia sob a ditadura militar, o que fez com que as primeiras gestões do DAAG se voltassem à pressão política.

A ESAG acabava de ser criada, porém era evidente a necessidade de qualificação do corpo docente e da luta pelo direito à reivindicação de melhorias no cenário político que se instalara no país. Neste contexto, surge o DAAG.

A opressão oriunda do Decreto 477, baixado pelo Ministro da Educação em 1969, teve grande influência nos primeiros anos de atuação do Diretório Acadêmico. De acordo com o Decreto supracitado, o aluno devia obediência total ao professor, que poderia excluir o acadêmico da instituição, podendo este até ser preso. A constante busca pela qualificação do corpo docente e da instituição como um todo era o objetivo principal das turmas que iniciaram a história da ESAG, em uma época na qual qualquer movimentação exigia sigilo e cautela.

Em 2016, o Diretório Acadêmico de Administração e Gerência completou 50 anos de existência, tendo como funções primordiais: representar os alunos tanto na esfera interna (órgãos universitários), quanto na esfera externa (comunidade e órgãos de Administração); contribuir para a elevação da marca ESAG; integrar os alunos através de atividades festivas e culturais; interagir com a sociedade através de atividades filantrópicas e fomento das oportunidades de estágio; auxiliar na melhoria contínua da qualidade de ensino, realizando análise do corpo docente, currículo, zelando pela estrutura física, trazendo para dentro da ESAG bons palestrantes e cursos específicos; solucionar eventuais problemas dos discentes; dentre outras atividades.

(48) 3334-6649

©2018 criado com amor e carinho pelo DAAG